5 locais em Curitiba

A cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, é um dos mais procurados pontos de viagens nos três estados que compõem a região Sul do Brasil.

É uma cidade muito conhecida por ser organizada, grandes áreas arborizadas, repleta de jardins e parques, além de oferecer inúmeras opções de lazer e diversão para toda a família.

Contando com 1.893.997 habitantes, a cidade é a mais populosa do estado do Paraná e também da região Sul, que engloba Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também é o 8º município mais populoso do Brasil.

Foi fundada oficialmente em 1693, e se originou de um pequeno povoado bandeirante, e de lá pra cá, a cidade conhecida por suas ruas largas acabou passando por um intenso crescimento urbano e ambiental, fortalecidos pela intensa entrada de imigrantes europeus no século XIX, em sua maioria poloneses, italianos, ucranianos e alemães. A diversidade cultural que estes grupos trouxeram consigo de seus países de origem permanece até hoje em Curitiba, oferecendo características únicas para a capital do Paraná.

Se você planeja visitar a cidade, conheça agora os cinco pontos turísticos mais procurados da capital do Paraná.

Jardim Botânico

O cartão postal da cidade é sem dúvida o local mais lembrado quando pensamos na capital paranaense. Formado por uma enorme estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio dos Cristais, em Londres, o Jardim Botânico oferece uma bela vista da natureza Curitibana e também espaço para um passeio no parque, além de belíssimos jardins geométricos.
O local funciona como um enorme centro de pesquisas vivo para a flora do Paraná, e contribui imensamente para a preservação da natureza local.

Também é possível encontrar inúmeros locais para lazer em família ao redor da estufa, onde você poderá fazer piqueniques e passar momentos agradáveis nas tardes de sol Curitibanas.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer é mais conhecido como Museu do Olho, já que o formato da construção lembra um globo ocular humano.  O local abriga exposições de todo o mundo, várias das quais podem ser fixas, ou também temporárias.

Os jardins do Museu do Olho também oferecem um ótimo local para piqueniques, uma cena comum de se ver no local em dias de sol, principalmente nos finais de semana.
Sempre cheque a programação antes de visitar o Museu Oscar Niemeyer, pode ser que você encontre uma exposição temporária de grande valor cultural.

Parque Tanguá

Contando com uma área de 235 mil metros quadrados, o Parque Tanguá oferece aos visitantes inúmeras áreas verdes que ficam próximas à nascente do Rio Barigui. O visual do parque é todo coberto pelas araucárias, que contrastam com os imponentes paredões do antigo complexo de pedreiras desativadas da região.

Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete, um ambiente perfeito para passar uma tarde em família.

Mercado Municipal de Curitiba

Fundado em agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é até hoje o mais tradicional local de compras na cidade.

Lá você encontra os mais variados produtos, como bebidas, queijos e vinhos, palmito, comida japonesa, peixes, aquários, pimentas, carnes, massas, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.

Além das compras, você ainda pode desfrutar de bons restaurantes tradicionais no local, ideais se você deseja experimentar a cozinha dos países presentes na cultura Curitibana, como a italiana e a alemã.

Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE

Sendo uma organização não-governamental, a UNILIVRE é pioneira na inclusão de temas benéficos ao meio ambiente em discussões da sociedade curitibana e brasileira. O local conta com um enorme paredão de pedras e também um lago enorme, dois itens incomuns na maioria das universidades do país.

Como o local não recebe muitos turistas, você pode andar tranquilamente pelas instalações, que mesclam perfeitamente avanços tecnológicos com o meio ambiente, e ainda saber mais sobre como os projetos socioambientais desenvolvidos na instituição auxiliam para que Curitiba seja uma das capitais que mais se preocupa com o meio-ambiente no mundo.

A UNILIVRE realiza palestras, cursos, seminários, conferÊncias e exposições sobre o assunto, além de realizar pesquisas e estudos e também coordenar grupos de estudos temáticos para quem se interessa pelo bem-estar da natureza e das pessoas em volta dela. Você pode conferir de perto como este importante trabalho pode afetar a vida de todos nós.

Comentários